Zoraide Amaral de Souza

22/06/2007

Cadeira 80

Zoraide Amaral de Souza foi advogada trabalhista e professora, que iniciou a sua vida acadêmica na Universidade Gama Filho, onde bacharelou-se e concluiu o mestrado, o doutorado e defendeu a tese de LivreDocência. Manteve com a Instituição uma longa relação, que durou quase 50 anos, lecionando, como Professora Titular, as disciplinas de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, tendo sido Coordenadora dos Cursos de PósGraduação stricto sensu.

Recebeu ao longo da vida diversas honrarias e reconhecimentos, como a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho, no ano de 2016.

A Professora Zoraide manteve-se produtiva, lecionando e escrevendo, até próximo do seu falecimento, aos 81 anos, em dezembro de 2019, na cidade do Rio de Janeiro, tendo deixado saudosos uma legião de alunos e discípulos, que agora cultuam a sua memória e revisitam as suas lições, imortalizadas em dezenas de artigos científicos e vários livros de Direito e Processo do Trabalho, destacando-se Arbitragem, conciliação e mediação nos conflitos trabalhistas (2004) e A associação sindical no sistema das liberdades públicas (2008).

———————————————–

Fonte: Excerto extraido do discurso de posse do Acadêmico André Araújo Molina na Cadeira nº 80, em 21.05.2021.

Disponível em https://www.andt.org.br/f/Discurso%20posse%20ABDT.pdf

Eventos

Notícias

Vídeos