ACADEMIA TEM NOVA ADMINISTRAÇÃO PARA O BIÊNIO 2018-2020: ACADÊMICO JOÃO DE LIMA TEIXEIRA FILHO É O NOVO PRESIDENTE

23/03/2018

-

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Realizou-se no dia 23.03.2018 a Sessão Solene de Posse do Presidente eleito, Acadêmico João de Lima Teixeira Filho, que conduzirá os destinos da Academia no biênio 2018-2020. O Acadêmico Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, Ministro do Supremo Tribunal Federal, também foi empossado Presidente do Conselho Consultivo da ABDT. 
A concorrida solenidade foi realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio de Janeiro, contando com a presença de várias autoridades, magistrados, advogados, procuradores, professores, amigos e estudantes.

O Presidente Valdir Florindo, que terminou seu mandato, deu posse ao Presidente Lima Teixeira proferiu discurso desejando-lhe sucesso. Em seguida, o Acadêmico e Presidente Honorário José Augusto Rodrigues Pinto saudou o novo Presidente em nome de seus pares. Registrou que a candidatura de Lima Teixeira 

“… não foi fruto do um desejo pessoal, e sim da conclamação dos presidentes honorários da Academia, tendo por fundamento os requisitos, sobretudo morais, que reúne para conduzi-la nesse cruzamento de transições: a estirpe e os méritos de jurista; a superior qualidade de sua obra doutrinária; a intensa e brilhante contribuição para o êxito cultural de inúmeras atividades, no país e no exterior; o relevante trabalho em comissionamentos e funções oficiais de delicada responsabilidade; sobretudo, a presença atuante em todos os momentos e trabalhos da vida da Academia, desde a assinatura no livro de presenças da sessão solene de instalação, passando pelo ingresso, por eleição, na imortalidade acadêmica, e culminando pela participação, sem hiato, em todos os momentos de afirmação cultural e material da instituição até assumir a presidência do seu Conselho Consultivo, cujo mandato acaba de cumprir com aplaudida proficiência.”

Em seguida, o Presidente empossado fez uso da palavra e ressaltou a excelência da gestão do Acadêmico Valdir Florindo. Entre outros objetivos que pretende imprimir à ABDT, destacou a necessidade de sua descentralização, fazendo-a presente em 10 Estados, no biênio de sua gestão, por meio de com Congressos Regionais organizados por cada Acadêmico Coordenador, já convidado para o cargo com essa incumbência. Registrou também que a Academia deve despertar atratividade nos operadores do Direito, reorganizando o site com vasto material científico da melhor qualidade.

Na mesma ocasião tomaram posse na Diretoria os Acadêmicos  Maria Luiza da Gama Lima, Diretora Secretária; Antônio Carlos Bento Ribeiro, Diretor Tesoureiro; Bento Herculano Duarte Neto, Diretor de Relações Institucionais; Gustavo Adolpho Vogel Neto, Diretor de Divulgação Institucional; Luciano Dorea Martinez Carreiro, Diretor de Publicações Científicas; Luiz Carlos Amorim Robortella, Diretor de Relações Internacionais e Sérgio Torres Teixeira, Diretor de Eventos.

Também foram empossados no Conselho Consultivo da Academia os seguintes membros: Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, que presidirá o Conselho. Integram esse Colegiado os Acadêmicos: Yone Frediani, Zoraide Amaral de Souza, Carlos Moreira de Luca, Emílio Rothfuchs Neto, Estevão Mallet, José Maria Quadros de Alencar, Manoel Mendes de Freitas, Pedro Paulo Teixeira Manus e Vantuil Abdala, todos de tantos e tão expressivos serviços prestados ao Direito do Trabalho no magistério, na magistratura, na advocacia e nas letras jurídicas. Pela primeira vez na história da Academia duas Confreiras compõem o Conselho Cultivo.

Terminada a Sessão Solene de Posse teve lugar, pelo resto do dia, o 15º Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho com o tema “Reflexões sobre a Reforma Trabalhista” A abertura foi a Conferência do Acadêmico Marco Aurélio Mendes de Farias Mello, versando sobre “Segurança jurídica em época de crise”. Seguiram-se 4 Painéis, cada qual com dois dos mais palpitantes temas trazidos pela chamada “Reforma Trabalhista”, no campo da negociação coletiva, da organização sindical, do Direito Individual do Trabalho e do Processo do Trabalho, no qual palestrou o Ministro Augusto Cesar Leite de Carvalho, do Tribunal Superior do Trabalho

Discursos em:
https://www.andt.org.br/academicos/valdir-florindo
https://www.andt.org.br/academicos/jose-augusto-m-c-rodrigues-pinto
https://www.andt.org.br/academicos/joao-de-lima-teixeira-filho
 Algumas fotos da solenidade e do Colóquio em nossa galeria – https://www.andt.org.br/galerias/15-coloquio-da-academia-brasileira-de-direito-do-trabalho

Evento em outras mídias:
http://www.trt1.jus.br/web/guest/materia-completa?nID=68814495
http://www.oabrj.org.br/noticia/111832-abdt-empossa-nova-diretoria-em-evento-na-oabrj
http://www.iabnacional.org.br/noticias/daniel-apolonio-representa-o-iab-na-posse-do-novo-presidente-da-academia-brasileira-de-direito-do-trabalho

Texto:
https://www.andt.org.br/f/Manifesto%20dos%20ex-Presidentes%20sobre%20candidatura%20(assinado).pdf

Foto: Discurso de posse do Presidente João de Lima Teixeira Filho. Mesa diretora dos trabalhos (esquerda para direita) com Procurador-Chefe do MPT-RJ, A Des Rosana Salim Villela Travesedo, Vice-Presidente do TRT/RJ, Min Marco Aurélio Mello do STF, Felipe Santa Cruz, Presidente da OAB-RJ, ex-presidente da Academia Valdir Florindo, orador pela Academia Prof. José Augusto Rodrigues Pinto, Presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas/RJ, Dr. Ronaldo da Silva Callado, e representante do Instituto dos Advogados Brasileiros -IAB, Dr. Daniel Apolônio.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da Academia

Notícias relacionadas

26/03/2024

Temos a honra de anunciar o lançamento do livro ‘Políticas Públicas: elementos para uma teoria…

16/02/2024

Por Almir Pazzianotto Pinto…